terça-feira, 3 de junho de 2008

Selecção Nacional

Hoje, a 4 dias do início do Euro 2008, venho escrever sobre um assunto que transcende o setuvaleiro e o português comum, o futebol. E que melhor imagem senão esta para demonstrar o que quero dizer:

A Selecção de todos nós partiu para a Suiça e, como é normal em Portugal, estavam centenas de pessoas a festejar, precisamente, não sei o quê. Quem olhasse à primeira vista diria que eramos campeões do mundo, mas isso só somos antes de começarem os jogos, porque depois é o sufoco do costume. Mas isso pouco importa para o setuvaleiro que graças a Deus terá muita bola para acompanhar as mines e os tremoçitos/amendoins na Tasca mais próxima. Sorri o Ti Manel da Taberna, o Ti João do Café da esquina e Zé dos Pitachos, do Snack-Bar que em dia de jogo faz a promoção, "a cada golo de Portugal enchemos o copo de imperial!". É escusado dizer que estará sempre cheio de setuvaleiros.
Falando de coisas sérias, o Grupo é constituído por duas selecções da Europa Central e um país ramala-ramala que prometem por a cabeça em água ao aviário do Ti Ricardo. Sinceramente tenho receio do que possa sair dali, não vá o Basileia da Suiça arranjar uma namorada ao nosso Incrível e amanhã ele fazer birra dizendo que jogar na Suiça era um sonho de criança. Ainda bem que já é internacional português, senão poderia até um dia vestir a camisola do Resto do Mundo. A Nereida que me perdoe mas ela não engana nem o menino Jesus, só se o mesmo se chamar Cristiano e vestir o número 7 da nossa equipa nacional de futebol.
Por cá estão previstos 20 jogos com cobertura na TVI, mais um evento que levará a casa do tuga, o irmão, o cunhado, os primos, os tios, as tias, as primas, o cão da tia, a sogra, os pais entre muitos outros que vão encher o bandulho à conta do referido. Nada que ele se importe pois pá bola o dinheiro está sempre lá e o motivo é sempre o melhor.
Os restantes 11 jogos têm de ser vistos na Tasca/Snack/Taberna, embora isso não seja problema para o setuvaleiro, campeão em levantamento de mines. A Sagres Zero é o patrocinador desta aventura, mas será que o Zero é algo que o português gosta? Naaaa, não me parece. Como diria um conhecido meu, "sou bebade ma na sô parve!". O que o tuga gosta é de apanhar valentes pielas até porque como geralmente o resultado final é sempre negativo para Portugal, assim ao menos fica com uma leve sensação de Deja Vu e feliz da vida a festejar algo que nunca chega a acontecer.
O meu último desejo e sincero é que não sejamos campeões do murro e dos empurrões porque se somos o campeão antes do jogo começar também temos excelentes pugilistas antes dos apitos finais dos árbitros nos jogos decisivos, como pudemos ver em 2000 e 2002. E isso o português em geral e o setuvaleiro em particular não gostam, sob pena de termos à chegada a Lisboa milhares de pessoas a dizer coisas bonitas às mães dos jogadores e treinadores.
Até amanhã!

Sem comentários: