sexta-feira, 6 de junho de 2008

Receita setuvaleira: Mines com caracóis

Boa tarde caros amigos, hoje trago à lembrança de todos vós um prato muito apreciado por esta altura do ano pelos setuvaleiros e por todos os portugueses com características setuvaleiras. É de fácil digestão, fresco, salutar e, este ano ainda mais se justifica a sua aplicação à mesa, especialmente quando amanhã começa o EURO 2008.


Falo-vos naturalmente de Mines com caracóis. É esse o sabor que trago à memória. E que melhor que uma receita de mine caseira arrombada do site http://invirtus.net/in/story.php?title=Como-fazer-cerveja ?


É isso mesmo que passo a descrever:


INGREDIENTES: 20 litros de água, 1 quilo de cevada maltada, 500 gramas de milho amarelo, 1 1/4 quilo de açúcar moreno, 25 gramas de lúpulo, 25 gramas de levedura de cerveja.


PREPARAÇÃO Colocam-se os 20 litros de água numa panela com a cevada e o milho e deixamos de molho durante 4 horas. Depois acrescenta-se o açúcar e o lúpulo. Põe-se a ferver durante 2 horas, retira-se do fogo e deixa-se arrefecer. Quando estiver morna, mistura-se a levedura bem diluída num pouco de água. Tapa-se a panela e fica a repousar num lugar fresco durante 48 horas para que se faça a fermentação. Depois filtra-se com um tecido grosso e engarrafa-se, ficando bem rolhada. Guarda-se em um lugar fresco e 6 dias depois temos a nossa cerveja artesanal pronta para beber. Para fazer cerveja preta, usa-se metade de cevada torrada e a outra metade maltada.

Assim temos cerveja para todos os jogos do EURO! Fresquinha no frigorífico e pronta a abrir!

Quanto aos caracóis obviamente que a receita não interessa...o acompanhamento é sempre como o setuvaleiro quiser.

Bom apetite e até amanhã!

1 comentário:

J.Aleluia disse...

Insse de fazerr mines da mta trrabalhe! O Setuvalerre na gosta dinsse, gosta mais dir ao Becas!