quarta-feira, 25 de junho de 2008

Setúbal Esquecida II - O Bairro do Viso

Há uns dias, ao ver as Marchas Populares de Setúbal com amigos, qual não foi o nosso espanto ao saber do título das Marchas de uma das Associações Inscritas e que referia algo sobre a "Patuleia" e a "Batalha do Viso".

Inicialmente ouviu-se falar em Romanos, depois em Invasões Francesas, teoria esta que parecia ser confirmada pela farda magnifica que os marchantes vestiam.

Como não quero morrer na ignorância (que me desculpem os setuvaleiros), recorri à minha amiga Wikipedia, que refere o seguinte sobre a "Batalha do Viso":

"A Batalha do Alto Viso foi um dos confrontos que teve lugar durante a guerra civil, que ficou conhecida como "Patuleia". Esta deu-se a 1 de Maio de 1847, em Setúbal, na freguesia da Nossa Senhora da Anunciada.
As partes em confronto eram as forças fiéis a Maria II de Portugal, comandadas pelo conde de Vinhais, contra a Junta Insureccional liderada pelo Visconde de Sá da Bandeira. O visconde, instado a recuar nas suas intenções pela moderação espanhola e inglesa, teve de avançar, sob pena de entre as suas forças se registar uma insurreição.
De ambos os lados foram inúmeras as baixas, tendo apenas cessado as hostilidades por intervenção mediadora da Inglaterra. Cerca de dois meses depois, as partes assinaram a Convenção de Gramido, que oficilizava o Armistício."


(Citação gentilmente "gamada" de http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_do_Alto_Viso)

Esta batalha veio então mais tarde à Rua da Batalha do Viso, via principal do Bairro do Viso.
E eu que até me considero um bom/razoável aluno de história nunca ouvi sequer falar nisto. Muito mal se trata a História desta cidade...

1 comentário:

Mirones disse...

Podes crer amigo jfa, não fossem as marchas e nem isto saberiamos...

Parabéns a quem se lembrou disto...