sexta-feira, 13 de junho de 2008

Marchas Populares de Setúbal 2008


Caros amigos,

É já amanhã o desfile de apresentação das Marchas Populares de Setúbal 2008, sem dúvida, um dos maiores e melhores certames organizados na nossa cidade. Arriscarei a dizer que será mesmo o melhor certame dos Santos Populares realizado em Portugal
Este ano conta com a presença de 10 colectividades:

1 - Independente - Setúbal dos Três Filipes

2 - Praiense - Setúbal é a Paixão, do Praiense a Tradição

3 - Pontes - A Recolha do Sal

4 - Rancho - Setúbal, seus Bairros e Tradições

5 - VIII Exército VFC - Paixão Setubalense

6 - Amarelos - Setúbal Vitral... Uvas, Mil Cores, Laranjas e Sal

7 - Bairro Santos - Setúbal em Fotografia, o Presente e o Passado

8 - Palhavã - Tradição Cristã, Devoção Popular à Senhora da Saúde

9 - Fonte Nova - Há Festa na Fonte Nova

10 - Perpétua - A Guerra da Patuleia, de Azeitão ao Alto Viso
Muita cor, música e brilho serão as notas dominantes amanhã (dia 14 de Junho de 2008) na Avenida Luisa Tody, assim como nos desfiles a concurso (nos dias 20 e 21 de Junho de 2008) na Praça de Touros Carlos Relvas e no dia da entrega dos prémios (28 de Junho de 2008) no Estádio do Bonfim. O inicio dos espectáculos está marcado todos os dias para as 22 horas.
Esta é uma festa que conta cada vez com mais admiradores, sendo que o ano passado mais de 15 mil pessoas assistiram ao desfile das Marchas Populares de Setúbal. Segundo a Câmara Municipal de Setúbal, a história das Marchas é descrita da seguinte forma:
"A exuberância e a alegria das Marchas levam-nos numa viagem pelos costumes e tradições locais. A data que se impõe é a de 1936, ano que marca a primeira saída das Marchas às ruas de Setúbal. Com algumas interrupções, a festa popular volta em força no final da década de 80. Neste mês cumpre-se mais um ano de tradição.Para que as conquistas, as participações, os rostos e o trabalho colectivo perpetuem, Alexandrina Pereira, através da Liga dos Amigos do Fórum Municipal Luísa Todi, registou esses factos no livro “Os Bairros Marcham pelos Santos Populares”, a lançar no início do mês. Uma obra que, garante a poetisa, constitui “um trabalho envolvente, enriquecedor e que assim homenageia quem trabalha para e nas Marchas”. A publicação recorda as Marchas desde 1988 até aos nossos dias. Para o ano, já está prometido outro livro mais aprofundado, que nos faz “Re(Viver) as Marchas Populares em Setúbal” desde os anos 30.Como referimos, tudo começou em 1936, quando a Câmara Municipal subsidiou a organização de comissões de bairro, que decidiam todos os pormenores da festa popular. Nesse ano nasceram as primeiras marchas – Olhos de Água, Rua Direita, Travessa da Saúde, Largo das Machadas e Largo da Portuguesa. Depois de algum interregno, as Marchas Populares de Setúbal ressurgiram em força em 1988. Nesse ano, a Capricho
Setubalense conquistou o primeiro lugar no concurso."

Desde essa altura, apenas por uma ocasião não houve marchas na nossa cidade para desgosto de todos os que amam esta forma de cultura. Os vencedores do certame foram os seguintes:


6 vitórias - Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau

4 vitórias - Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

4 vitórias - Núcleo Desportivo e Recreativo Idolos da Praça

1 vitória - União Desportiva e Recreativa Praiense

1 vitória - Clube Recreativo Palhavã

1 vitória - Sociedade Musical Capricho Setubalense

1 vitória - Rancho Folclórico das Praias do Sado

1 vitória - Vendas de Azeitão

Não percam então amanhã o desfile das marchas na Avenida! Deixo-vos com água na boca com estes vídeos, o primeiro referente ao desfile da Avenida em 2005 e o segundo da Marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau do ano passado na Praça de Touros Carlos Relvas.


Uma nota final para a vergonha que é a comunicação social portuguesa não dar destaque ao que de melhor se faz no nosso país, para eles apenas existe Lisboa e Porto e o resto são miragens!

Parabéns às Marchas de Setúbal, as melhores de Portugal, sem dúvida!


Até amanhã!

6 comentários:

J.Aleluia disse...

Amigo mirones, sou sincero, para mim é um dos eventos de maior cariz "setuvaleiro" para o bem e para o mal que se vão vendo por aí.
Por um lado reconheço que se trata do continuar da tradição de há vários anos.
Por outro não vejo qualquer utilidade adicional nas mesmas, bem como no dinheiro investido pela C.M. neste certame. Haveria melhores investimentos, digo eu, que trouxessem turismo à cidade, e falo de turismo de todo o país, não da vinda a Setúbal dos habitantes dos arrabaldes campesinos da nossa cidade.

Mirones disse...

São opiniões, o certo é que as ruas, a Praça de Touros e até o Estádio estão sempre cheios para assistir aos desfiles...

E como o nosso amigo Txuba me comunicou há muito gente a vir de fora ver as marchas a Setúbal, inclusive de Lisboa.

Sou sincero, as marchas são das poucas coisas que ainda se faz de bom em Setúbal. Há quem goste e quem não goste...isso já são gostos.

Eu ontem por acaso vi as de Lisboa e pus-me a pensar...o que é que isto tem a mais que as nossas? Só publicidade, mais nada...

J.Aleluia disse...

Mirones, acredito que haja muita gente a ver, mas o estádio cheio...sabes bem que não é verdade.
Em relação às Marchas de Lisboa vs Marchas de Setúbal, acredito em ti pois não sou a melhor pessoa para falar disso, embora ache que às de Lisboa pelo que já vi vá muito mais gente do que 15 mil pessoas pelo que vi no ano passado ao vivo.
Para além disso o ambiente pós-marchas é bem diferente com ruas da Lisboa antiga cheias de gente, e aqui em Setúbal, pelo menos que eu saiba, não se passa assim.
Aí vejo turistas a sério, de todo o país, aqui não me acredito nisso.
Talvez seja falta de publicidade como dizes, mas a 99,99999% dos portugueses qualquer bairro de Setúbal lhes é indiferente, enquanto que em Lisboa já não é tanto assim.

Mirones disse...

jfa, eu ao vivo nunca vi as de Lisboa, mas acredito que possa ter muito mais gente. Eu também disse 15 mil sem saber se é ou não pois na Avenida é complicado contar como deves entender. Para além disso, Lisboa é muito maior que Setúbal.

Quanto ao ambiente, de facto lá vive-se esse ambiente que cá se vive apenas nos bairros populares. Onde há um bairro popular há festa a noite toda e não é só numa noite, é o Junho todo.

Quanto ao estádio cheio, acredita pois já vi por algumas vezes. Infelizmente quando o Vitória joga está sempre muitoooooooo menos gente. É raro o ano nas marchas onde as duas centrais não estão completamente cheias, talvez há dois anos tenha sido excepção pela chuvada que caiu antes.

Mirones disse...

Quanto ao ambiente se passares hoje à noite na rua da sede do Bairro Santos (por exemplo) vais perceber o que digo.

Unknown disse...

De facto, este ano na Lísbia assistiu-se à piores marchas de sempre. Completamente sodomizadas pela publicidade, gonorreiadas pelas audiências televisivas e com vitórias cada vez mais políticas. Alfama qs sempre, pq o bairro vem nos guias de turismo e Marvila, pq... bem pq Alfama não pode ganhar sempre, claro está.
E se não fosse o dinheirito dos patrocínios aposto que marchas, só 4 ou 5 e não 20!

Em Setúbal ainda se sente o espírito bairrista da coisa, embora as associações estejam em decadência mais ano menos ano (falta gente, dinheiro e ânimo...) e . Ainda me lembro dos tempos em que "Os 13" participavam (e eu, puto, coladinho à rede da escola Aranguês a ver os ensaios) e é triste ver o "histórico" Ídolos a não participar (remetem-se ao bailarico e ao arraial setuvaleiro e já é com sorte...).
Devia seguir o exemplo estóico da Fonte Nova que, embora fraquinhos todos os anos, têm gosto em participar e demonstram muito suor para o fazer!