segunda-feira, 30 de julho de 2012

Toy...um eterno setuvaleiro!

Boa tarde caros amigos,

Hoje escrevo-vos para falar de um icon da música setuvaleira, um cantor aclamado por muitos, odiado por outros mas que tem sempre a nossa cidade na boca...constando que também no coração.

Fonte: Abola

Na passada sexta-feira, na Feira de Santiago, em Setúbal, Toy proporcionou a uma vasta falange de apoio uma enorme concerto de cariz ora setuvaleiro ora musical. Nunca escondendo a sua paixão pela cidade, pelo clube da cidade e pelos setubalenses, Toy fez quanto a mim um dos melhores concertos na Feira de Santiago (e confesso que já vi muitos), levando à loucura os efusivos setuvaleiros que com salvas de palmas e mines retiradas do bar "Serviço de Urgências" que circunda o palco apoiavam o cantor setubalense.

Pese embora a barriguinha setuvaleira que Toy vai apresentando, fruto de um pouco mais de comida e bebida que devia, Toy está em forma, tendo aparentemente ultrapassado algumas situações mais complicadas que se passaram na sua vida recente.

Com temas clássicos como "Estupidamente Apaixonado", "Sensual", "Água não", "Chama o António", salpicados por temas internacionais brilhantemente interpretados, dos quais destaco Joe Cocker e colmatas por um tema arrepiante de nome "Não vou voltar a chorar", Toy demonstrou toda a versatilidade que o tornam hoje em dia, em meu entender, num dos maiores cantores românticos portugueses da atualidade.

Espero sinceramente que o Toy continue a evoluir e possa oferecer de novo um concerto de qualidade na próxima edição da Feira de Santiago.

Abraço a todos.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Avante Camarada!

Por muito que me custe, Setúbal é uma cidade estranha. E digo-o com toda a tristeza porque é a minha cidade. Tenho sido um frequentador relativamente assíduo da Feira de Santiago que com muito orgulho ainda vi assinalada no DN como a maior feira a sul do Tejo. É com desânimo que vejo que uma entrada como o Mercado Livramento (tão bem executada, diga-se de passagem) esteja relegada não como entrada mas como "pavilhão", após a entrada na Feira. Mais ainda me dói ver a escuridão, a nível de falta de iluminação que circunda as artérias de acesso à Feira, principalmente na zona da Chesetúbal. Mas ainda mais indignado fico quando me deparo com múltiplos cartazes alusivos à Festa do Avante, numa altura em que a "maior feira do Sul do Tejo" se encontra a decorrer!

Haja pachorra, atão não é que a nossa cidade aquando da nossa feira anda a fazer mais propaganda à feira da Atalaia que à nossa?!?

Se há assim tanta vergonha de propagandear a maior feira do Sul do Tejo, nada melhor que voltar a colocá-la no local digno que é a baixa, não? Ou então, se o Parque Santiago é assim tão bom e a Festa do Avante também. Se querem propagandear a festa dos comunas, tragam o Avante para o Parque Santiago e dignifiquem a "MAIOR FEIRA DO SUL DO TEJO", a FEIRA DE SANTIAGO!!!

Só se assim se poderia dizer...Avante Camarada!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Petróleo em Setúbal?

Caros setuvaleiros,

Tenho o prazer de informar que afinal há petróleo em Setúbal!

A Câmara Municipal descobriu esta preciosa matéria prima nas escavações de uma das "1000" obras que se encontra a desenvolver ao mesmo tempo na nossa cidade. Só assim é possível que neste momento estejam a decorrer as obras do Fórum Luisa Todi, do Mercado Livramento, da Casa da Cultura, da Escola de Hotelaria, tendo entretanto já sido inauguradas outras tantas obras de relevo como a praia da saúde onde o setuvaleiro pode usufruir de um solinho e de um bom banho, com shampoo oleante e esfoliante natural. Já havia inaugurado a Casa da Baía, a Av. Luísa Todi, o Agrafo gigante, o Parque Urbano de Albarquel, etc...

Não é que não goste de ver a minha cidade com projetos atrativos mas preocupa-me mais de onde saiu todo o dinheiro (de um momento para o outro)...não me digam que é só do QREN?!? E se for do QREN não o teremos de pagar mais tarde?

Bem, não estou aqui a bater no trabalho da Dr. Dores Meira que até considero uma pessoa que tem tido um papel importante na conclusão destes projetos. O que estranho é que vi Setúbal parar 20 anos e nestes últimos tempos (2/3 anos), é obras atrás de obras, festas, festivais, setúbal mais bonita...etc.

Bem, que não tenhamos que vir a pagar isto mais tarde com juros é o que desejo...

Voltando ao tema, numa época em que o gasóile tá tão caro, nada melhor que atestar em Setúbal, assim fica justificado o porquê de termos os combustíveis mais baratos do país...se não fosse os impostos dos combustiveis que o governo cobra, o gasóile saia mais barato que a água.

E por falar em água, lembrei-me agora de uma coisa. Queixamo-nos diariamente do alto preço do combustivel (1,50€/l) quando pagamos quase o mesmo por uma imperial de 20cl???

Realmente, se calhar falta mesmo na nossa cidade uma plantação de cevada!

Até à próxima!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Fórum Luisa Todi

Caros irmãos setuvaleiros. Lembram-se do que é? Eu também já pouco me lembrava que em tempos houve uma ilustre casa de cultura e música em Setúbal de nome Fórum Luisa Todi. Bons momentos lá passei e certamente muitos de vós também o fizeram.

A verdade é que esta grande casa de Setúbal está fechada para obras desde que acabou a monarquia em Portugal...hehe, peço desculpa pelo exagero.

Atualmente a nossa cidade apenas tem como espaço cultural o agrafo gigante colocado no largo José Afonso que volta não volta serve para ficar costas meias com as festas das mines que naqueles locais são realizadas.

Realmente gastam-se balúrdios numa coisa que nem a SETFESTA consegue ver? Que desperdício!

Mas parece que o destino de Setúbal está a mudar. A nossa cidade agora mais bonita vai poder contar (segundo consta) com o novo Fórum Luísa Todi, por alturas do dia da cidade (15 de Setembro). Não querendo ser desmancha prazeres, quase que aposto que abre para depois fechar e concluirem as obras que irão durar até 15 de Setembro de 2013.

No entanto, a abertura do espaço já é de si uma ótima notícia para Setúbal que assim vai poder desfrutar de um local digno onde poderão ser apreciados espetáculos de qualidade. Não querendo com isto desvalorizar a qualidade dos Irmãos Cabanas, do Alex e de outros monstros da música nacional que fazem as maravilhas de todos quantos em certamentes como S. Julião em Festa, Setfesta, Festanima e Festa da Caldeira animam os setuvaleiros que alojam nas suas barrigas litros e litros do precioso elementos à base de cevada!

Bem, volto em breve para mais uma setuvalada, entretanto viva Setúbal e vai começar a feira...

sábado, 14 de julho de 2012

Festas Setuvaleiras em Setúbal!

Bem caros amigos, espero que esteja de volta e para ficar. E gostava que os meus amigos setuvaleiros voltassem também a passar por cá e fazer este um espaço virado de novo para as coisas importantes da vida...

A verdade que me faz voltar prende-se com o que se está a passar na nossa bela cidade de Setúbal (agora parece que mais bonita!). Ontem à noite, passeava alegremente pela Av. Luísa Todi e deparei-me com barracas de filhozes, farturas, cachorros quentes, bifanas e dezenas de bancadas de mines da Sagres...

A uma semana da Feira de Santiago ainda pensei...é desta que acabou a mama ao parque santiago, mas quando fui para comprar uma filhó, perguntei o que faziam ali. A resposta foi pronta, vai haver Carnaval de Verão em Setúbal e...é AMANHÃ...que, contas feitas corresponde a HOJE!


Fonte da Imagem: C. M. Setúbal

Eu já me recordava dos tempos em que a Feira era na baixa, já me relembrava dos momentos muito agradáveis que ali vivi em mais pequeno, quando eis que me falam do Carnaval de Verão...

Bem, ao menos faça-se alguma coisa para desenvolver a cidade...nem que seja meter roulotes de mines espalhadas pela Avenida, qual rali das tascas.

A pergunta que me assola é a seguinte: Não havendo problema em retirar o estacionamento para o Carnaval, não havendo problema em colocar barracas ao longo da Avenida, não havendo problemas em por carrosséis na SETFESTA, não havendo problema em ter as barraquinhas dos bonecos típicas da feira, a bolacha piedade (agora a um preço estrondoso de quase 15€ o quilo), as mines...porque não se acaba a mama ao Parque Santiago e se faz voltar a feira à baixa, ao lugar de onde nunca devia ter saído?

Entretanto, boas mines para todos e bom Carnaval, que é do samba que a malta gosta!