segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Verão, férias, praia, sol, mar... e dinheiro???

Boa tarde amigos setuvaleiros,

É verão, está na hora de pegar na lancheira, nos amigos, na mulher ou marido, na namorada ou namorado e ir passar umas belas horas numa das maravilhosas praias do nosso país.

Setúbal não foge à regra! Neste momento são milhares os frequentadores de praias como Tróia, Albarquel, Saúde, Comenda, Figueirinha, Galápos, Galapinhos, Portinho da Arrábida, Coelhos, etc. Como sempre, a Arrábida entope com carros e mais carros por tudo quanto é lado. Por vezes vemos a estrada de acesso às praias onde dificilmente passa um carro quanto mais dois!

Mas isso também talvez seja reflexo da "crise" que abala por estas alturas o nosso país, levando a que muita gente tenha de ficar perto de casa para desfrutar do que de melhor tem o Verão para oferecer. Por outro lado, será também o reflexo do preço superabusivo que a empresa AtlanticFerries impoe nos bilhetes da travessia Setúbal-Tróia.

Sim, caros setuvaleiros, ir à Tróia é hoje em dia um previlégio ao alcance de poucos, pelo menos com regularidade. Tróia, que foi durante décadas o destino predileto de milhares de pessoas que em plena romaria se dirigiam diariamente a esse lugar encanto à beira mar. Hoje, uma pessoa paga 5,50€ (aos quais deverá somar 0,50€ na primeira travessia para adquirir o cartão) ida e volta...

Uma família que pretenda ir passar um dia agradável a Tróia tem de desembolsar entre 4 a 5 contos na moeda antiga, um luxo ao qual nem toda a gente se pode dar.

Por isso, a Figueirinha é hoje em dia um praia sobrelotada, onde para se colocar o chapéu de sol é quase sempre obrigatório dizer "Peço desculpa!". E é um local onde lamentavelmente se vai encontrando lixo espalhado pela praia... Realmente custa muito levantar o rabo e colocar papéis, garrafas e outros resíduos no local apropriado!??! Infelizmente na nossa cidade há muito quem não ame a cidade e as coisas boas que a mesma tem... uma delas é sem dúvida a Figueirinha!!!


Fonte da imagem: Câmara Municipal de Setúbal

Este artigo do setuvaleiro é mais didático que o normal porque alerta para o que de bom a cidade tem e o quão importante será TODOS cuidarem para que nunca nos falte...

Porque se umas coisas nos são roubadas, outras podemos perdê-las e certamente não queremos ficar com nada!

Um abraço!



Sem comentários: