sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Grande noite setuvaleira!

Bons dias amigos setuvaleiros,

Corria a noite de terça feira (dia 31 de Julho) quando pelas 21h30 se deu (ou se devia) dar inicio à Grande Noite Setuvaleira da Feira de Santiago 2012! A verdade é que o espetáculo começou às 22h15...

Contando com um vasto rol de artistas de barrigas avantajadas, a grande noite setuvaleira albergou uma autêntica pescaria, com massacotes e alcorrazes à cabeça.

Contando ainda com os emblemáticos Cantares do Sado (que abriram a noite), a "noitada" encerrou com um concerto do aclamado setuvaleiro emprestado Jorge Nice.



Nas fotos acima expostas, podemos identificar a pescaria sadina composta por Massacotes e Alcorrazes. Fala-se que ainda está em cima da mesa a criação da banda "As Tainhas" ou "Os Robalos" mas isso são coisas para mais à frente.

Começando pelas primeiras bandas, é importante referir o cariz setuvaleiro das músicas, vanglorizando a nossa serra, o rio azul e acima de tudo, o comer e o beber sadino...é aqui que eu acho importante que o caro leitor desperte os sentidos, suportado por uma mine que pode adquirir no Serviço Nacional de Saúde da Feira de Santiago, vulgarmente designado como "Serviço de Urgências",:

 Há lá coisa melhor que ouvir um pregão sadino com uma mine na mão adquirida no SNS da Feira? Nem o ministro da Saúde faria melhor! Bem, vamos ao que interessa...

Os Massacotes brindaram-nos com um tema lindissimo "Ser de Setúbal é...", o qual eu tive lamentavelmente de adaptar o refrão, da seguinte forma:

"Ser de Setúbal é
Nascer na Terroa
Não ter onde trabalhar
E ter de ir para Lisboa!"

A verdade dos dias de hoje é mesmo esta...infelizmente a cidade de Setúbal tornou-se nisto, um albergue onde se come, bebe, vai à praia (com grandes limitações hoje em dia) mas para adquirir o dinheiro para isso, ou se é esperto e adquire o RSI (Rendimento Social de Inserção) ou se tem de ir trabalhar para fora, normalmente para Lisboa.

Mas como eu adoro a minha cidade, vou terminar a referir um espetáculo que começou às 23h20, quando estava marcado para as 22h30. Com um ligeiro atraso portanto. Tendo em conta que no dia seguinte era dia de trabalho comecei a olhar para o relógio. Deparei-me com uma família muito alegre a dançar ao meu lado. Devia ser cerca de 1,5l de tinto para cada um tal eram as barduadas que mandavam, principalmente uma senhora que mal se aguentava nas canelas. Mudámo-nos de lugar, não fossemos atirados ao chão e eis que nos dirigimos para perto do Serviço de Urgências para ver a última atuação da noite, o enorme Jorge Nice.

ESPANTO TOTAL!!! Jorge Nice encheu o recinto da Feira. Eram milhares de Setuvaleiros em pé, nas arribas circundantes ao espaço...

Como ouvi o Jorge Nice dizer "Tá gente a montes...vai même até às farturas!". Este cantor e entretainer teve uma das maiores falanges de apoio deste ano na Feira, evoluindo visivelmente ano após ano e festa após festa.

Começou a bombar com "Visigodo remix", um hino ao orgulho de quem vive no Bairro do Vise. Seguidamente apresentou a sua cadelinha de nome "Lolinha", perguntando à audiência sobre quem tinha uma lolinha?

Após um vasto rol de músicas e muita animação à mistura, onde não faltaram citações a figuras ilustres da nossa praça como o Charroque da Prrofundurra e o Manel do Rapa, Jorge Nice foi obrigado pela organização a abandonar o palco porque...já era tarde...era 0:30 já de dia 1 de Agosto. Assim, concluiu a sua atuação com "Vitória para sempre!", um pujante tema de apoio ao nosso Vitória! Infelizmente não conseguiu cantar temas tão famosos como a adaptação de "Love Boat" em "A trrainerra do amorre!" ou a maravilheira adaptação dos James "Sit down next to me" com o inicio fulgurante de "Ó Poceirão, ó poceirão...". E não conseguiu porque a organização estava com soninho...é o resultado de muita mine...primeiro custa, depois escorrega e por fim afrouxa...

Despeço com imagens do grande Nice na noite Setuvaleira da Feira, com uma frase que me marcou "Tá pexe a montes"... Até à próxima!


1 comentário:

Anónimo disse...

Tavas inspirrade Mirrones...as mines de Setubal fazem milagrres!