segunda-feira, 28 de julho de 2008

E como nem tudo é mau...PDM Setúbal

Hoje vou-vos falar sobre uma coisa que me agradou na Feira de Santiago deste ano em Setúbal, a alteração do PDM da nossa cidade e os vários planos de pormenor em elaboração e, por elaborar.
As cidades têm de ser pensadas desde o inicio e esse talvez seja, a meu ver, um erro grave cometido pelos anteriores autarcas sadinos. Setúbal expandiu-se ao sabor do vento e das necessidades de albergar pessoas que passam a vida (como eu e muitos de vós) em movimentos pendulares entre Lisboa (trabalho) e Setúbal (dormida). A nossa cidade foi ganhando o cariz de dormitório da capital para tristeza dos verdadeiros setubalenses.
Quem puder passar na Feira de Santiago deste ano poder-se-à deparar não só com uma feira mais bem pensada que nos anos anteriores assim como num enorme pavilhão dedicado a "PENSAR SETÚBAL".
No entanto, alerto para esta palavra "PENSAR" que demonstra bem que aquilo não é o que vai ser de Setúbal no futuro mas sim, seria o ideal para o futuro de Setúbal, com requalificação de grande parte da baixa e áreas mais degradadas da nossa cidade, assim como toda a área virada ao Sado, numa tentativa clara de beneficiar a imagem de Setúbal para quem virá fazer férias a Tróia.
Pense-se pois, concretize-se também pois a nossa cidade precisa de investimentos. E não falo claro está de betão armado para albergar 500 ou 600 fogos para habitação. Antes de mais, a nossa cidade precisa de "lavar a cara" e oferecer a todos os seus habitantes melhores condições de vida, melhores transportes, mais e melhores serviços, mais e melhores atracções e distracções, melhor qualidade de vida.
Setúbal precisa distanciar-se de Lisboa e apostar mais no seu espaço. Para isso poderá ser importante a Escola Superior de Turismo a ser implementada na mais recente aquisição do municipio, o Quartel do 11. Acho bem que assim seja, Setúbal está de frente para Tróia e vice-versa. O grande projecto turistico da SONAE não pode funcionar em Tróia isolando Setúbal nem Setúbal pode deixar Tróia nas mãos de Lisboa! Setúbal tem de se afirmar como CIDADE e não como dormitório...
Haja então pensamento para daqui a 10/15 anos orgulharmo-nos da nossa linda cidade...Setúbal!
Até amanhã!

Sem comentários: